sexta-feira, 19 de março de 2010

Surrealismo


Em algumas vezes temos o prazer de estar em sala de aula,e discutirmos alguns assuntos que nos são pertinentes e também muito bom para o nosso aprendizado,a figura acima representa uma imaginação que a colega Simone teve em sala de aula,já pensou em fazer uma cesta de volei??? perguntem a ela.
O mundo pelo avesso
O ponto principal do pensamento surrealista é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.
O movimento surrealista chegou nos anos 20 com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que vem do inconsciente e não poupa a imaginação.
A principal característica dos artistas surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites, deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a partir do ponto em que a razão humana perde o controle.

Principais artistas
Sem dúvida, Salvador Dali é o mais conhecido pintor surrealista. Nasceu na Espanha e começou pintar aos 13 anos já mostrando muito talento. Com 18 anos ingressa na Academia de San Francisco, em Madri, onde conhece o futuro cineasta Luis Buñuel. A identificação de ambos com o surrealismo faz com que futuramente participe da produção do filme surrealistas, sendo que os principais são: "Um Cão Andaluz" (1929) e "A Idade do Ouro" (1930). Morreu em 1989, em consequência do Mal de Parkinson.
Outro surrealista bastante conhecido no meio artístico é Joan Miró. Nascido em Barcelona, Espanha, desde criança passava o tempo desenhando ou colecionando pedras e plantas. Aos 14 anos ingressou na Escola de Belas Artes, em Barcelona, mas contrariou-se com o currículo e desistiu dessa escola, voltando a ter contato com as artes somente onze anos depois, quando mudou-se para Paris e passou a ter contato com as ideias surrealista. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, reconhecido em todo mundo como um dos principais de sua época.
Rene Magritte é outro pintor que, apesar de não seguir a risca as características surrealistas, também teve grande participação neste movimento. O que diferencia Magritte dos demais surrealistas é o fato de reproduzir o que se chamou de "realismo fantástico", usando a contradição de imagens na forma de enigmas. Sem dúvida um estio de pintura muito inteligente.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

 Sabemos que a criança é um ser inerente tudo que vê pela frente,aprende e copia.


Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe  também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja, a criança reconstrói suas ações e idéias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Para ele, a criança constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo.

Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as idéias, pessoas, costumes são incorporadas à atividade do sujeito. A criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando  isso em conhecimento seu. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos, ou seja, a criança que ouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor gradualmente acomoda os sons que emite àqueles que ouve, passando a falar de forma compreensível.







Ritmo e Movimento

Segundo Galahue e Ozmum 2001,o ritmo faz parte do mundo temporal sendo de extrama importância para o desenvolvimento da criança,auxilia na aquisição e aprimoramento de varios aspectos motores,como por exemplo a coordenação motora na realizaçao de movimentos,o ritmo ocorre no decorrer da vida da criança desde quando se encontra no últero da mãe.







DORMIR BEM É FUNDAMENTAL AS CRIANÇAS.


Uma boa noite de sono é importante para a saúde de qualquer pessoa, especialmente quando se trata das crianças. Pois, como dizem uma noite de sono perdida jamais é recuperada, é a mais pura verdade. Dormir é muito importante para o funcionamento do nosso organismo, pois é nesse momento que são liberados os hormônios do crescimento e a memória consolidada. Esses são apenas dois dos fatores que torna o sono importante, e já são mais que o bastante para imaginar o quanto dormir bem é fundamental para as crianças. Não é por pouco que bebês recém nascidos dormem tanto, cerca de 16 a 20 horas por dia, pois é durante esse tempo que os cérebros dos pequeninos se desenvolvem. Crianças com um pouco mais de idade também costumam dormir bem, a adolescência também é uma fase de sono, pois eles estão em constante crescimento e mudanças no corpo e organismo. Já na fase adulta o sono tende a se estabilizar, 8 horas por dia já são suficientes para uma boa saúde e na velhice as pessoas tendem a dormir menos ainda, cerca de 4 a 6 horas.
O sono além de interferir no aprendizado da criança, a falta dele ainda pode trazer distúrbios de comportamentos, como a hiperatividade, por exemplo. O hábito de dormir mal pode trazer diversos danos a saúde e ao desenvolvimento da criança, podendo levar o mau costume até a vida adulta, assim os problemas vão se agravando cada vez mais. Por isso, preste atenção no seu filho, ele tem que ter hora para estudar, brincar, se exercitar e também para dormir, pois é de total importância para seu desenvolvimento.








quinta-feira, 18 de março de 2010

O que observar no comportamento infantil  

BRIGAS NA ESCOLA: A criança começa a brigar com os colegas e a agredir funcionários da escola. É o primeiro sinal de que algo não vai bem. Os pais devem investigar a causa da agressividade com ajuda de professores e de terapeutas.
IMPOTÊNCIA PARA DESAFIOS: As crianças não conseguem fazer suas tarefas diárias e tornam-se agressivas. Têm medo e ansiedade. Os pais devem apoiá-las na realização de trabalhos sem agredi-las com excesso de cobranças.
HORROR AO FRACASSO: Se a criança tem ataques quando fracassa numa tarefa ou é contrariada, o potencial para que se torne violenta já está desenvolvido. Os pais devem impor limites com carinho.
ARROGÂNCIA: Se a criança alcança uma vitória e, em vez de sentir-se feliz, torna-se arrogante e irrita os colegas, deve ser mais bem observada porque sente raiva no lugar do prazer, o que é um sintoma de falta de afeto.
BAIXA AUTO-ESTIMA: A criança que se sente indigna de admiração e apreço carrega enorme potencial agressivo. Os pais devem ajudá-la a melhorar a auto-estima convencendo-a de suas qualidades e de seus méritos.
INTROSPEÇÃO: Se a criança está muito introspectiva pode ser um sinal de que não sabe pedir ajuda. Pode estar sentindo-se desamparada e isto resulta, com freqüência, em explosões de ódio.

Nesse sentido,
Piaget (1977) descreve que a criança passa por um momento inicial em sua trajetória de desenvolvimento cuja característica é o egocentrismo, em que se julga no centro do mundo e que todos ao seu redor vivem em função dela. Este autor relaciona o egocentrismo infantil com o comportamento moral da criança:

sábado, 6 de março de 2010



Antes do homem falar, ele dançou. Foi por meio do movimento que ele se comunicou com os seus, com a natureza e com o sobrenatural. A dança foi ao lado da música a primeira manifestação humana. Ela foi na pré-história uma forma de comunicação, religião, entretenimento e conhecimento. Então, não poderia ser ela uma forma de educação?
Débora Barreto em seu livro cita, através de uma pesquisa feita com alunos estudantes de dança, quais seriam os possíveis sentidos de ensinar dança na escola. Estes seriam: propiciar o auto-conhecimento; estimular vivências de corporeidade; proporcionar relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo; incentivar a expressividade; possibilitar diálogos corporais e desenvolver apreciação e fluição de arte. (BARRETO, 2004, p. 66)
Sendo ainda está uma expressão artística e humana; que dá prazer e leveza; é uma forma de conhecimento; libera a imaginação, a criatividade; e é uma forma de comunicação.
E que um de seus objetivos é formar cidadãos.
Ainda podemos citar depoimentos de Atte Bottelli (professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) que fala da dança com um "ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez...a prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço". E Marila de Andrade (professorada Universidade Estadual de Campinas) diz que "a dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente".
Baseando nos relatórios destes professores podemos ver que a dança é um elemento importante na educação escolar. Mas como podemos entender esta afirmação?
Dentro das teorias de ensino-apredizagem podemos ver as teorias mediacionais, que são as de Gesalt, Piaget, Vygostsky e de Gugné. Estes teóricos afirmam que a aprendizagem ocorre através das relações externas e internas de um individuo (SACRISTÃN, 1998). Gallahue e Ozmun dizem que este processo se dá através da genética do individuo, do meio em que ele vive e das tarefas que realiza. Existe uma troca de informações entre o individuo e o ambiente.
E, ainda, o "conhecimento se dá por um processo de interação radical entre sujeito e objeto, entre individuo e sociedade, entre organismo e meio" (BECKER, 2001, p.36).
As aulas de dança envolvem o aluno e o ambiente, fazendo com que busquem novas possibilidades de movimentos contextualizando com sua realidade, trocando informações com os colegas, solucionando problemas propostos, fazendo relações, e, conseqüentemente, gerando conhecimento. www.conexaodanca.art.br



Na aula do professor Alessandro em 05/03/2010 tivemos uma aula muito legal de dança,foi prazeroso,mas percebi em quanto o professor estava refletindo os passos tudo estava saindo perfeito,quando ele saiu de cena percebi que foi muito mais dificil,pois foi ele criou aquele ritmo e levando em consideração que cada ser tem seu próprio ritmo senti muitas dificuldades,tentei acompanhar amigos mas não consegui.Agora me pergunto como lidar com essa situação numa sala de aula com 40 a 50 alunos? A diferença entre os gêneros,meninas e meninos tem o comportamento diferente.A dança é um meio quase ilimitado de aprendizagem. Mas o professor deve tomar cuidado ao trabalhá-la como conteúdo educativo: ele não pode, de maneira alguma, reforçar modismos, que geralmente são lançados pelos meios de comunicação de massa com intenção exclusivamente comercial. Ele deve alertar seus alunos sobre os interesses da indústria cultural para que seu trabalho não omita a existência dos estilos comerciais, mas desperte o senso crítico de seus educandos a respeito deles.













Imaginação da Criança.


A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
A partir dessa poesia,começo a pensar minha formação como professor,em saber lidar com o mundo surrealista da criança,não podemos tirar a sua cultura o seu modo de pensar,apenas apontar e aprimorar os caminhos.