sábado, 6 de março de 2010



Antes do homem falar, ele dançou. Foi por meio do movimento que ele se comunicou com os seus, com a natureza e com o sobrenatural. A dança foi ao lado da música a primeira manifestação humana. Ela foi na pré-história uma forma de comunicação, religião, entretenimento e conhecimento. Então, não poderia ser ela uma forma de educação?
Débora Barreto em seu livro cita, através de uma pesquisa feita com alunos estudantes de dança, quais seriam os possíveis sentidos de ensinar dança na escola. Estes seriam: propiciar o auto-conhecimento; estimular vivências de corporeidade; proporcionar relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo; incentivar a expressividade; possibilitar diálogos corporais e desenvolver apreciação e fluição de arte. (BARRETO, 2004, p. 66)
Sendo ainda está uma expressão artística e humana; que dá prazer e leveza; é uma forma de conhecimento; libera a imaginação, a criatividade; e é uma forma de comunicação.
E que um de seus objetivos é formar cidadãos.
Ainda podemos citar depoimentos de Atte Bottelli (professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) que fala da dança com um "ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez...a prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço". E Marila de Andrade (professorada Universidade Estadual de Campinas) diz que "a dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente".
Baseando nos relatórios destes professores podemos ver que a dança é um elemento importante na educação escolar. Mas como podemos entender esta afirmação?
Dentro das teorias de ensino-apredizagem podemos ver as teorias mediacionais, que são as de Gesalt, Piaget, Vygostsky e de Gugné. Estes teóricos afirmam que a aprendizagem ocorre através das relações externas e internas de um individuo (SACRISTÃN, 1998). Gallahue e Ozmun dizem que este processo se dá através da genética do individuo, do meio em que ele vive e das tarefas que realiza. Existe uma troca de informações entre o individuo e o ambiente.
E, ainda, o "conhecimento se dá por um processo de interação radical entre sujeito e objeto, entre individuo e sociedade, entre organismo e meio" (BECKER, 2001, p.36).
As aulas de dança envolvem o aluno e o ambiente, fazendo com que busquem novas possibilidades de movimentos contextualizando com sua realidade, trocando informações com os colegas, solucionando problemas propostos, fazendo relações, e, conseqüentemente, gerando conhecimento. www.conexaodanca.art.br



Na aula do professor Alessandro em 05/03/2010 tivemos uma aula muito legal de dança,foi prazeroso,mas percebi em quanto o professor estava refletindo os passos tudo estava saindo perfeito,quando ele saiu de cena percebi que foi muito mais dificil,pois foi ele criou aquele ritmo e levando em consideração que cada ser tem seu próprio ritmo senti muitas dificuldades,tentei acompanhar amigos mas não consegui.Agora me pergunto como lidar com essa situação numa sala de aula com 40 a 50 alunos? A diferença entre os gêneros,meninas e meninos tem o comportamento diferente.A dança é um meio quase ilimitado de aprendizagem. Mas o professor deve tomar cuidado ao trabalhá-la como conteúdo educativo: ele não pode, de maneira alguma, reforçar modismos, que geralmente são lançados pelos meios de comunicação de massa com intenção exclusivamente comercial. Ele deve alertar seus alunos sobre os interesses da indústria cultural para que seu trabalho não omita a existência dos estilos comerciais, mas desperte o senso crítico de seus educandos a respeito deles.













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