sexta-feira, 4 de junho de 2010

ADOSLENTES E ATIVIDADES FISICAS.


  A atividade fisica é um imporntante auxiliar  para o aprimoramento e desenvolvimento dos adolescentes,aos seus aspecetos morfofisologicos e psicologicos. A boa nutrição deve ser reconhecida como elemento de grande imprtância para o crecimento e desenvolvimento normal durante a adolescencia,e também importante para diminuição de futuras doenças.

A prática do exercicio fisico,associada a uma oferta energética satisfatória,permite um aumento da utilização da proteina da dieta e prorporciona adquado desenvolvimento do esqueleto. As atividades fisicas tem varias influências positivas, entre eles o aumento da massa magra,diminuição da gordura crporal,melhora os niveis cardiorespiratório e também de resistência de força muscular e força isométrica .Especificamente para o adolescente, Barbosa coloca as seguintes vantagens do esporte: estimula a socialização, serve como um "antídoto" natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a auto-estima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva à uma menor predisposição a moléstias.

       Segundo Barbosa ,14% dos adolescentes brasileiros praticam esportes. Para Tourinho & Tourinho, tem havido um aumento no número de jovens engajados em atividades físicas. Priore salienta que os modelos estéticos preconizados pela mídia podem estar acarretando aumento da procura por este tipo de atividade. Kuntlezman & Reiff, contrariamente, afirmam que as crianças e adolescentes de hoje estão mais sedentários. Alguns fatores relacionados à redução na prática de exercícios nessa faixa etária são citados por Harsha: uso da televisão, computador e vídeo games como forma de diversão; preocupação dos pais em relação à segurança dos filhos e desinteresse das escolas em promover esse tipo de atividade.


 Referências

Barbosa DJ. O adolescente e o esporte. In: Maakaroun MF, Souza RP, Cruz AR. Tratado de adolescência: um estudo multidisciplinar. Rio de Janeiro: Cultura médica, 1991. 

Kuntzleman E T & Reif GG The decline in american children's fitness levels. Res. Q. Exerc. Sport. 1992; 63: 107-11.

Tourinho Filho H & Tourinho LSPR. Crianças, adolescentes e atividade física: aspectos maturacionais e funcionais. Rev. Paul. Educ. Fís.1998; 12:71-84.


Nenhum comentário:

Postar um comentário