sexta-feira, 4 de junho de 2010

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E O SAPATEADO.









 

    Na educação infantil  a alfabetização, é uma habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.

     O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.


    O Sapateado, como todas as danças, depende muito da sensibilidade do dançarino. Porém, por utilizar os pés, exige um desenvolvimento técnico muito específico.Através da percussão podemos desenvolver ritmo nas crianças de uma forma diferente,ou seja,não temos nas escolas o sapateado,e com algumas maneiraws podemos mostrar o conhecimento para as crianças uma forma de coordenação e equilibrio ao desenvolver movimentos com os pés.

O instrumento de percussão tem como função principal ditar o ritmio, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão têm uma altura definida, como os xilofones que podem ser utilizados com uma função melódica e harmônica.

Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. É possível assim fazer a percussão em uma música utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e mesmo objetos mais complexos como máquinas de escrever, mesmo que o som produzido não seja bonito, a batucada é uma forma de percussão.

Existe também outros dois tipos de classificação, onde o instrumento pode ser simples ou composto. Um exemplo de instrumento de percussão simples é o Tam tam, por ser um instrumento de apenas uma peça. Já o instrumento composto tem como exemplo a bateria, pois é um intrumento que é composto por diversas peças, como a caixa, tom, surdo, bumbo e pratos.
 Referências
http://guias.zura.com.br/2010/05/18/instrumentos-de-percussao/
http://www.cursosdedanca.com.br/cursos/sapateado/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário