sexta-feira, 4 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA TIREÓIDE NO SER HUMANO.














Essa é uma matéria muito importante,acredito que é algo muito importante para futuros estudos,trata-se de uma doença rara provocada pela tireóide,onde teve grande desafio com a ciência.

Segundo especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará, a mulher (NO COLO) tem uma deficiência de hormônio tireoidiano. Ela teria o que os médicos chamam de hipotireoidismo, ou seja, a tireóide não se desenvolveu adequadamente. Eles também afirmaram que se o caso fosse identificado logo no início, Maria Audete poderia ter se desenvolvido normalmente, física e intelectualmente.

A principal função da tireóide é produzir, liberar e armazenar quantidades de dois hormônios: a tiroxina ou T4 por conter quatro átomos de Iodo e a tri iodo tironina ou T3 por conter três átomos do mesmo elemento químico. A tireóide, em condições normais, fabrica cerca de 80% de T4 e de 20% de T3. Porém, somente a tiroxina tem forma metabolicamente ativa. A produção de hormônios é condicionada pela necessidade do corpo. Portanto, a glândula aumenta ou reduz a fabricação de T3 e T4 de acordo com a demanda corporal. Aprenda mais sobre o funcionamento da tireóide.

Praticamente todo o metabolismo é acelerado pelos hormônios tireoidianos. As influências ocorrem sobretudo em relação aos carboidratos, gorduras e proteínas, pois esses são responsáveis pelos níveis de crescimento e de desenvolvimento do organismo. Os ossos, também, sofrem influências dos T3 e T4. A presença dessas substâncias em excesso provoca desmineralização dos ossos, havendo, assim, risco do aumento de fraturas e de perdas de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário