segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto 2º Infância

Introdução

A dança e as expressões rítmicas vêm sofrendo maus tratos no campo da educação física assim como nos mostra os PCN’s (Pizzatto, 2009). Um grupo de alunos da Universidade Cidade de São Paulo da sala 309 noturno estará desenvolvendo uma pesquisa com duas crianças para mostrar o quanto a dança e as expressões rítmicas podem ser valiosas na formação de um cidadão e para seu melhor desenvolvimento motor. “O programa de educação motora deve incluir abundancia de encorajamento positivo para promover o estabelecimento de um auto conceito saudável e reduzir o medo do fracasso” (Garcia, 2002). Partindo da observação dos PCN’s, os profissionais da educação física são omissos e maus agradecidos, feito uma pesquisa por Pizzatto (2009) aplicado em 20 professores de 5º a 8º série do ensino fundamental de sete colégios estaduais do município de Toledo – (RS), foi constatado que a grande maioria afirma ter conhecimento do que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas apenas 10% desses professores aplicam em suas aulas de educação física o que sugere o PCN’s. Quando perguntado os motivos do porque não trabalhar com dança e expressões rítmicas em suas aulas, as respostas foram unânimes; falta de espaço e materiais adequados, além de haver uma baixa aceitação pelos alunos. Nós graduandos do 3º semestre temos o dever de mudar as condições da educação física e fazer um curso poderoso e valioso colocando-o em seu devido lugar que o plausível reconhecimento, até mesmo por sua importância a humanidade.

Procedimentos Metodológicos
Para esse trabalho final a idéia é usar 20 crianças para desenvolver uma dança do hip-hop, porem os procedimentos metodológicos será usado em apenas duas criança, um menino e uma menina ambos de 9 anos de idade. Foi realizado em primeiro instante testes com as duas crianças para sabermos se ambas haviam passado por experiências ou até mesmo realizado coreografias ou coisas do tipo e constatamos que nunca haviam passado por algo parecido pela desenvoltura de ambas e o sentimento de vergonha e receio no inicio dos movimentos. Colocaremos essas crianças para usufruir de movimentos da dança do hip-hop juntamente com outras 18 crianças para observarmos de que forma uma criança se porta diante de um publico estando em uma situação mais confortável ou um tanto quanto constrangedor.

Acreditamos que a escolha desse ritmo por se tratar de um ritmo muito envolvente com o corpo e o espaço, foi bem sucedida também por Clersilda Garcia – Gallahue & Ozmun (2001) afirmar que atividades que incorporam o uso de musica e de ritmos são agradáveis nesse nível e valiosas para melhorar as habilidades motoras fundamentais, a criatividade e a compreensão básica dos componentes da musica e do ritmo.

Deixaremos bem claro que a idéia é exatamente observar o comportamento sócio-afetivo, e o desenvolvimento motor usando o ritmo marcante do hip-hop e não passar uma coreografia marcada.
Objetivo

Estaremos desenvolvendo hip-hop para esse ultimo trabalho por uma questão da faixa etária, a o hip-hop é uma dança em que se apropria de vários movimentos e a criança de segunda infância trás isso consigo. Com isso queremos ajudá-las a desenvolver seus movimentos da melhor forma possível e que assim possamos continuar um trabalho que vem sendo realizado durante o semestre é; de que forma eu trabalho com a criança na educação física?

Gallahue & Ozmun (2001) afirmam que as habilidades perceptivo-motora dessas crianças estão se desenvolvendo rapidamente, mas freqüentemente existe confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial, e estaremos juntamente com essas criança para que possamos está ajudando nesse desenvolvimento.

Resultados

 
Quando se trabalha no campo do desenvolvimento motor, um dos pontos é observar a progressão do avaliado (Schimidt & Wrisberg, 2001). Como dito anteriormente foi constatado o quanto as crianças havia passado por esse procedimento e chegou-se ao conceito que jamais haviam passado por algo

parecido, com isso a progressão de ambos neste primeiro instante foi muito satisfatório pelo pouco tempo que pudemos trabalhar.

Dentro de 30 min. Ouve uma progressão de passes para o lado e passes para frente, tratando-se inicialmente de passes básicos. No entanto a menina conseguiu uma melhor progressão que o menino.

Depois desses primeiros testes, foram feitos outras 3 observações no mesmo dia em intervalos de 30 min. cada e a ultima observação foi feita 8 dias depois dos primeiros movimentos e o resultado foi muito satisfatório.

Sem saber o motivo, o grafico que representa os resultados não podem ser postados.

 
Discussão

O programa motor é o conjunto de comandos motores que é pré-estrututado no nível executivo e que define os detalhes essenciais de uma ação habilidosa; análogo (semelhante) ao gerador central de padrão (Schmidt & wrisberg, 2001). A área tridimensional do córtex motor é dividida em regiões que são especificas para diferentes músculos do corpo. Quanto maior o numero de unidades motora dos músculos e quanto mais complexo for o controle neural para uma dada contração muscular, maior será a área do córtex destinada a esse músculo (Robergs & Roberts, 2002)

Para Gallahue e Ozmun (2001), a estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se para que a criança obtenha e mantenha um ponto de partida para as explorações que fazem no espaço. Laban (1988) tornou possível a análise de formas da dança de acordo com os ritmos específicos que o corpo em movimento descrevia no espaço.

Para que um individuo venha a perceber uma estabilidade eficiente de seu corpo é necessário a habilidade de perceber mudanças na relação do corpo que altera seu equilíbrio, movimentos compensatórios devem assegurar a manutenção desse equilíbrio, porém deve ser lembrado que não podem ser usado em excesso Gallahue & Ozmun (2001).
Como Erikson (1980) pontua que essa é uma idade em que é o inicio da aprendizagem de novas habilidades motoras observamos nos aprendizes (as duas crianças) que através de um movimentos eles podem descobrir vários outros movimentos apropriando-se desse ponto de equilíbrio utilizado para um determinado movimento. As atividades são maximizadas nessa época da vida, quando crianças dirigem suas energias para dominar as novas habilidades físicas e cognitivas do seu mundo em rápida expansão, Erikson(1980) acredita que nesse período a criança deve ser incentivada a dar sua opinião para que ela obtenha o sentimento de que é capaz para que não desenvolvam o sentimento de incompetência e de fracasso onde seria ruim por está em um estágio de sua vida onde se prepara para romper a vida familiar habitual.

Referencias Bibliográficas



GALLAHUE, David L. & OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, São Paulo: Phorte, 2001.
PIZZATTO, Cleide. As atividades ritmicas e expressivas como conteúdo nas aulas de Educação Física, 2009.

 
SCHIMIDT, Richard A. & WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e Performance Motora, Porto Alegre: Artmed, 2001.
ERIKSON, Erik. (1980) Identity and the life cycle. New York: W.W. Norton. GALLAHUE, David L. & OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, São Paulo: Phorte, 2002
ROBERGS, Roberts A. & ROBERTS, Scott O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde, São Paulo: Phorte, 2002.

 
Carlos Henrique do Carmo Leal CA: 20222955

Cristiano de Vasconcelos CA: 20245821
Flavio Almeida Pinho CA: 20202380

Gilmar Alves Almeida Santos CA: 20204000

Jamaycon Moreira do Santos CA: 20246068

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