sexta-feira, 4 de junho de 2010

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES FÌSICAS PARA IDOSOS


A educação física para idosos envolve outras áreas buscando um trabalho multiprofissional.As trocas de informações e conhecimentos favorecem o alcance dos objetivos propostos e a melhor condição das atividades para essa faixa etária.A educação física para idosos deve ser adaptado visando atingir seus anseios,necessidades e suas condições físicas,trazendo o movimento e deixando o idoso com saúde e alegria.

O envelhecimento humano é definido como um processo natural,atinge todo ser humano e provoca perda estrutural e funcional progressiva no organismo.O processo de envelhecimento trás consigo várias alterações fisiológicas,como o progressiva atrofia muscular,fraqueza funcional,descalcificação óssea, aumento da espessura das paredes dos vasos,aumento do nível de gordura,diminuição da capacidade coordenativa.

Como Trazer o bem estar?

Com a diminuição da capacidade funcional é decorrente em grande parte das doenças Hipocinéticas, entre elas, diabetes,hipertensão e obesidade,ou seja, doenças decorrentes da inatividade física, e o exercício físico pode ser fundamental como elemento de prevenção.

Guedes e Guedes (1995), consideram que os exercícios corretamente prescritos e orientados desempenham mportante papel na prevenção,conservação e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua saúde.E como sabemos esses fatores não farão parar o processo de envelhecimento,mas poderão retardar o aparecimento de complicações, interferindo positivamente no seu bem estar.

Natação para Idosos?

Segundo Bonachela (1994), os principais benefícios da hidroginástica para indivíduos idosos são: melhoria do sistema cardiorrespiratório, aumento da amplitude articular, melhoria da resistência muscular, ativação da circulação sangüínea, melhoria da postura, alívio das dores, diminuição significativa do impacto nas articulações,melhoria do condicionamento físico geral, alívio das tensões do dia a dia, efeito relaxante, além de proporcionar bem estar físico e mental.

Referências

GUEDES, D. P. E GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção de saúde. Londrina: midiogrif, 1995.

BONACHELA, Vicente. Manual básico de hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint,1994.

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